fbpx

Boletim Informativo

Receba informações do Umbanda Em Foco, direto no seu e-Mail.

Últimas do Site

Justiça absolve sacerdotisa acusada de homicídio por queda de uma árvore centenária

A Iyakekerê do Terreiro do Alaketu, Jocenilda Barbosa Bispo, neta da famosa Mãe Olga de Alaketu, foi absolvida em julgamento ocorrido na manhã de hoje, 11/09,  na 2ª Vara do Júri de Salvador (BA). Ela estava sendo acusada de homicídio quíntuplo, em razão da queda de uma árvore ocorrida em dezembro de 2016, que resultou na morte de uma vizinha e lesões em outras quatro pessoas.

Mesmo tendo tomado todos os cuidados e providências para a manutenção e preservação da árvore, a Iyakekerê foi denunciada por homicídio intencional (doloso), ameaçada de julgamento por júri popular e condenação que poderia chegar a 30 anos de prisão.

A Yakekerê foi defendida pelos advogados do IDAFRO – Instituto de Defesa dos Direitos das Religiões Afro-brasileiras, Dr. Hédio Silva Jr, Dr. Florivaldo Cajé de Oliveira Filho, Dr. Antônio Basílio Filho, Dr. Jáder Freire de Macedo Júnior e Dra. Karla Meura.

Entenda o caso

A árvore centenária ficava dentro do terreiro de Alaketu, na Rua Luís Anselmo, no bairro Matatu de Brotas, em Salvador, caiu sobre nove casas vizinhas ao espaço, causando a morte de uma idosa, no dia 2 de dezembro de 2016. Outras quatro pessoas ficaram feridas.

Moradores, inclusive da comunidade do terreiro, teriam feito, na Superintendência de Conservação e Obras Públicas de Salvador (Sucop), pedidos da poda e solução ao problema  da árvore, alertando do risco, desde 2000.  Várias reclamações já haviam sido feitas, com comprovados ofícios.

O  terreiro, sendo tombado pelo Iphan e a comunidade do terreiro, em área privada,  precisam de autorização para fazer qualquer intervenção, o que incluía a árvore.


Por: Claudia Alexandre
Fonte: Agência Áfricas de Notícias

    Leave a Reply

    Thanks for submitting your comment!

    Visitantes do Site
    • Today's visitors: 0
    • Today's page views: : 0
    • Total visitors : 0
    • Total page views: 0

    Related Stories